Conceito de Geografia

Geografia: importante ciência para entender nosso planeta

Conceito

Geografia é uma ciência que estuda as características da superfície do planeta Terra, os fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente e vice-versa.
Importância do estudo

A Geografia é uma ciência muito importante, pois permite ao homem compreender melhor o planeta em que vive. Para isso, esta ciência dispõe de diversos recursos matemáticos e tecnológicos. A estatística, por exemplo, é muito usada na área da pesquisa populacional. Os satélites são fundamentais na elaboração de mapas, além de fornecerem dados importantes para a verificação de mudança na vegetação do planeta.

No Brasil, o estudo da Geografia é obrigatório para os alunos do Ensino Fundamental e Médio e deve ser oferecido pelas escolas.

Principais áreas da Geografia e exemplos de temas estudados por cada área:

- Geografia Física: relevo, rios, vegetação.
- Geografia Humana: população (crescimento demográfico, alfabetização, migração, etc).
- Geografia Política: relações políticas, conflitos entre nações.
- Cartografia: elaboração e interpretação de mapas
- Geografia Turística: desenvolvimento do turismo mundial e regional.
- Geografia Urbana: desenvolvimento das cidades, planejamento urbano.
- Geografia Social: problemas sociais (violência, desemprego, falta de habitação)
- Geografia Agrária: questões ligadas ao campo (meio rural)
- Geomorfologia: formas da superfície terrestre
- Climatologia: climas, temperatura e fenômenos climáticos (seca, furacões, tempestades)
- Hidrografia: estudo dos recursos hídricos (mares, rios, lagos, oceanos).

Curiosidade:

- O profissional que atua em Geografia é conhecido como Geógrafo.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A produção de mandioca em São Miguel das Matas, BA

A produção de mandioca em São Miguel das Matas, 0BA




Segundo o censo demográfico realizado pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE, 2007), São Miguel das Matas se destaca como o maior produtor de mandioca do estado da Bahia, com uma produção de 210 mil toneladas, ocupando o primeiro lugar, seguido de Cândido Sales apresentando 180 mil toneladas e Crisópolis com 81.600 toneladas.

A agricultura é a principal atividade econômica no município, onde são cultivados diversos produtos, como: cacau, laranja, banana, mas principalmente a mandioca que é produzida especialmente em pequenas propriedades rurais, pois, a maior parte da população tem um baixo poder econômico, e sobrevive com a prática da agricultura de subsistência. Essa produção também é significativa pelo fato de uma grande parcela da população não ter terras para trabalhar, com isso, trabalham como meeiros plantando a mandioca, pois a maioria dos grandes proprietários plantam o cacau.

O mundo rural até as décadas de sessenta e setenta no município de São Miguel das Matas estava voltado para a agricultura de subsistência. O que se plantava era para satisfazer às necessidades de alimentação, pois “O reduzido relacionamento com realidades culturais distintas não aguçava o desejo por mercadorias outras que não se destinassem à alimentação, elemento característico de sociedades pouco monitorizadas” com exceção da “farinha de mandioca, destinada à Praça de Salvador”.

Alimentos como banana, cana, jaca, etc., geralmente não eram vendidos pelos agricultores miguelenses, apenas o fumo, o café, a laranja e a mandioca eram comercializados pelos lavradores, que vendiam nos armazéns da própria cidade ou levavam para Santo Antônio de Jesus e Nazaré.

O trabalho agrícola na região se desenvolve em sua imensa maioria, pela presença de pequenos proprietários, meeiros e arrendeiros, sendo que a grande maioria deles cultiva a mandioca, pois esta permite aos lavradores “[...] satisfazer uma parte significativa das próprias necessidades de subsistência e, ao mesmo tempo, comercializar grandes excedentes de farinha”.

O trabalho para cultivar a mandioca não é um trabalho tão oneroso, apesar de se estender durante o ano todo, além do mais, não necessita de muita mão-de-obra, o que permite a própria família realizar as tarefas. No entanto, isso depende da quantidade de terra que será trabalhada, pois, caso seja uma quantidade considerável, a família não poderá realizar os devidos trabalhos sem que haja uma “contratação de pessoal”.

Devemos ressaltar ainda o número de pessoas que compõe a família, pois caso esta seja pequena, não poderá realizar todos os trabalhos necessários, sem que haja o pagamento de pessoal.

Nessa região se pratica a agricultura em grande escala, sem se preocupar com os problemas existentes e que possam surgir com o manejo do solo de maneira incorreta, próximo a rios e desmatando grandes áreas. Muitos agricultores, no município substituem a adubação orgânica pela química, aram imensas áreas, com isso o meio ambiente está se desequilibrando, causando a degradação de diversos habitats terrestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário